Pesquisa
Pesquisa Avançada
Imagens
Em Destaque
Hoje

Turismo, Viagem, Lazer

Matérias com textos e fotos em seis idiomas

Downloads Free

 

Site desenvolvido por fabricadeideias.com

Turismo
Português English Español Italiano Français Deutsch
 
PRAIA DE PIPA O FASCÍNIO DA SIMPLICIDADE
 
   A Praia de Pipa, distante 60 quilômetros de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, é puro deleite. Um dos destinos turísticos mais procurados do Nordeste do Brasil, é também uma área de proteção ambiental que oferece ao visitante uma visão deslumbrante: paisagem de falésias, despenhadeiros, praias de areias finas e ondas de todos os tipos. Os imensos coqueiros da Mata Atlântica deixam entrever dunas brancas e emolduram enseadas de águas cristalinas. Um cenário quase intocado pelo homem, um brinde da natureza aos defensores da ecologia.
No litoral Nordeste do Brasil está a praia de Pipa, onde tudo encanta aos que procuram lazer num cenário de água, vida e beleza. Passeios agradáveis, boa comida, sol sempre forte e praias limpas são a certeza de férias inesquecíveis

Praia de Pipa: um dos destinos turísticos mais procurados do Nordeste do Brasi
   Além das belezas naturais, o encanto da praia de Pipa está na simplicidade do dia-a-dia. Os hotéis mais sofisticados e as aconchegantes pousadas proporcionam aos seus hóspedes a delícia de uma vida pertinho da praia, onde se pode andar descalço. O maior barulho vem das ondas do mar que, quando baixa a maré, formam verdadeiras piscinas naturais, visitadas por peixes coloridos e tartarugas. O sol brilha forte o ano todo, proporcionando um belo verão.

   Cada dia em Pipa oferece uma alternativa diferente para diversão. Um exemplo são os passeios de barco para a Ponta do Madeiro, de onde, de três em três horas saem escunas e lanchas que levam os visitantes para apreciar o balé dos golfinhos em alto mar. Ou, ainda, se praticar esportes aquáticos, como o surf e o windsurf. Outro bom programa - que propicia ainda mais contato com a natureza - é fazer caminhadas pelas trilhas ecológicas, começando na Praia do Amor. Na Avenida Baía dos Golfinhos, rua principal de Pipa, várias lojas vendem o artesanato em madeira, palha e conchas, bijuterias, roupas, além de mosaicos de areia colorida em pequenas garrafas.
Mirantes no alto das falésias: vista que encanta pela simplicidade e tranqüilidade

Construções de estilo rústico: simplicidade e aconchego na vila de pescadores.
   Quando a tarde cai, o sol que se esconde lentamente no horizonte, deixa no mar reflexos prateados de um visual inesquecível. A noite começa a movimentar a cidade e, na rua principal, os bares e restaurantes são iluminados com cores vivas e alegres. Nas discotecas, os alegres ritmos do reggae, do rock, do samba e do forró, música característica da região. Uma danceteria instalada entre coqueiros e barracas feitas de palha, com pista de dança a céu aberto, garante o clima de festa até o raiar do dia. O ambiente é tão vibrante que contagia até os mais tímidos.

   Nos restaurantes, os sabores regionais e as cozinhas internacionais, criam um clima fascinante. Aliás, a comida é outro sucesso de Pipa. Há bons restaurante, que servem quitutes típicos da culinária brasileira e iguarias francesas, italianas e muitas outras, trazidas por turistas que se apaixonaram pelo prazer de viver neste pedaço de paraíso. Também é interessante percorrer os nove quilômetros que separam Pipa de Sibaúna, para conhecer a barraca do Baiano, que serve camarões pescados lá mesmo e preparados das mais variadas maneiras.
 Santuário ecológico: a praia de Pipa faz parte de uma importante área de proteção ambiental

Pipa é uma demonstração de que a tranqüilidade de uma pequena vila banhada pelo mar vence o stress e a agitação das grandes cidades
   Imperdível é a visita às ruínas do Castelo Garcia, um forte do ano 1551, tempos em que o Brasil era ainda colônia de Portugal. Lá moravam os gerentes do cultivo de coco e das fazendas de gado. Saindo de Pipa e seguindo para o Sul, também são muitas as opções de diversão e aventura. Alugando um carro, o visitante vai descobrir outras belezas do litoral do Rio Grande do Norte, repleto de praias maravilhosas, como a do Moleque, do Chapadão, Ponta do Madeiro, Curral do Canto, Cacimbinhas e Pedra D'Água. Enfim, chegar até Natal, a capital, onde a orla marítima é cheia de bons hotéis e com infra-estrutura voltada para o bem-estar de quem a visita.

Como chegar: a praia de Pipa fica à 60 quilômetros de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. Há vôos diários e regulares saindo de várias cidades do Brasil. As operadoras de turismo também oferecem pacotes fechados com traslados aeroporto-hotel-aeroporto. É possível também ir de táxi do aeroporto até Pipa, pagando cerca de 100 reais. Nesse caso, é preciso confirmar no Aeroporto Augusto Severo pelo telefone 55 -21-84 743.1811.

Onde ficar: diárias para duas pessoas: Pousada Sombra e Água Fresca (55-21-84 246.2258) preços entre 110 e 140 reais (55 a 70 dólares), Toca da Coruja (55-21-84-502.2333), 120 reais (60 dólares), Pousada Daladeira (55-21-84- 246-2334), 60 a 80 reais (30 a 40 dólares), Amor Praia (55-21-84-246.2269) de 50 a 70 reais (25 a 35 dólares), Magia da Terra (55-21-84-984-5342), diária de 40 a 50 reais (20 a 25 dólares), Estrela do Mar (55-21-84-246.2307) 50 a 70 reais (25 a 35 dólares), Pousada da Pipa (55-21-84-502.2307) diárias de 55 a 60 dólares (27 a 30 dólares), Pousada Cavalo Marinho (55-21-84-246.2277), com diárias entre 60 e 90 reais (30 e 45 dólares).

Onde ir: Praia de Tibaú do Sul, coberta de conchas, recifes e falésias, Ponta do Madeiro (Enseada dos golfinhos), Praia do Amor, point de surfistas, Sibaúma, uma vila de pescadores, Barra de Cunhaú, que oferece passeios de barco pelo Rio Curumataú, Baía Formosa, também vila de pescadores.

Restaurantes: Creperia Céu da Pipa, Aquarium, Pipa Brasil, Pipa Steak, servem comida saborosa e variada. Também é interessante conhecer o La Provence (comida francesa) e Cruzeiro do Pescador, que serve o melhor pescado da região.

O que levar: roupas leves, tênis confortáveis para andar pelas trilhas, óculos escuros, binóculos, protetor solar, máquina fotográfica, equipamento de mergulho

Dicas: passeio de barco na Baía dos Golfinhos e na Lagoa de Guaraíras (por dez reais por pessoa); andar à cavalo nas praias, dunas, matas e lagos; vôo de ultra leve sobre a praia ou safari ecológico de Land Rover que podem ser contratados na recepção do hotel