Pesquisa
Pesquisa Avançada
Imagens
Em Destaque
Hoje

Turismo, Viagem, Lazer

Matérias com textos e fotos em seis idiomas

Downloads Free

 

Site desenvolvido por fabricadeideias.com

Turismo
Português English Español Italiano Français Deutsch
 
SÃO LUÍS, ARQUITETURA EUROPÉIA E PRAIAS TROPICAIS
 
Centro Histórico de São Luís: cenário colonial em clima tropical.Praia do Calhau: águas quentes, verdes e não poluídas.

   Nada como descansar num lugar repleto de atrações e tranqüilidade. Há de tudo para se fazer em São Luís. Hospedar-se em bons hotéis, degustar a boa comida - típica ou internacional -, freqüentar belas praias, provar os variados coquetéis das frutas regionais, passear por ambientes ecológicos, conhecer uma autêntica vila de pescadores e até dançar nas casas de reggae, uma das características da cidade. As praias, o Sol e a gente bronzeada convivem com construções coloniais de quatro séculos, dentre as quais se destacam o Palácio La Ravardière, o Palácio dos Leões, a Igreja da Sé e tantas outras, datadas do Brasil colonial.
Um lugar onde a natureza e a arquitetura se uniram para oferecer a agradável sensação de, ao mesmo tempo, desfrutar as maravilhas das praias tropicais e conhecer o visual do Brasil colonial. A cidade de São Luís, na região pré-Amazônica, foi fundada pelos franceses, no século XV, e tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Praia da Marcela: barcos a vela e espaço para crianças.
   No verão, em vez das chuvas, são as brisas que suavizam o calor e propõem um convite irrecusável para a prática dos esportes a vela. Ou mesmo visitar uma das muitas praias, como as de Araçagi, Calhau e Marcela. Umas desertas, outras populares, ou destinadas ao surfe. Todas com predicados suficientes para agradar ao mais exigente dos turistas. A paisagem é sempre enfeitada com dunas em um litoral entrecortado de exuberante vegetação. Devido a uma peculiaridade da maré, as praias possuem uma faixa de areia de até 300 metros, o que dá maior possibilidade de diversão aos freqüentadores. O cenário romântico, com todos as bênçãos da mãe natureza, rendeu a São Luís o carinhoso apelido de Ilha do Amor.

   Quando os franceses chegaram ao que seria a cidade de São Luís, não tiveram dúvida: logo investiram para que o lugar tomasse ares europeus. É esse mesmo ar que se respira hoje na ilha, 400 anos depois de desbravada. As características marcantes de sua arquitetura e toda a herança nórdica deixada nas ruas pelos colonizadores franceses e portugueses convivem harmonicamente com a brasilidade. Lá se encontram a rica difusão de ritmos dançantes, a hospitalidade dos habitantes e iguarias da culinária tropical, tudo envolto por belas praias. Quanto ao clima, há sempre Sol. As chuvas são constantes, mas passageiras, o que resulta uma temperatura amena.
Vila da Raposa: pesca artesanal e vida simples.

Belezas naturais e boa culinária estão entre as maravilhas de São Luís. A ilha é palco da perfeita mistura entre prazer visual e hospitalidade
   No meio dos monumentos, um jeito popular de lidar com a arte. Os artistas locais trabalham com madeira, azulejos, palha, cerâmica e tecidos para exprimir seu dia-a-dia. Já a culinária é um assunto à parte. Ainda que sejam desprovidos de qualquer sofisticação, os pratos servidos nas mesas de São Luís satisfazem aos degustadores mais exigentes. Em essência, é uma mistura das culinárias portuguesa, africana e indígena, com grande variedade de peixes, camarões, crustáceos, mariscos e frutos do mar. Quanto às bebidas, São Luís não deixa a desejar: os licores de jenipapo e de gengibre (frutos de sabor e essência marcantes), junto com as cachaças (aguardente feita de cana) - algumas com a fama de afrodisíacas -, são indispensáveis a quem deseja conhecer um pouco da cultura e do paladar brasileiros.

Operadoras
Stella Barros: tel. 55 - 11 7297 9930
e-mail: marketing@stellabarros.com.br
BBTur : tel. 55 - 11 259 2577

Serviços
Bancos, todos os brasileiros
Serviço de Câmbio
Telefones internacionais
Central de Serviços Turísticos: tel. 55 - 98 231 9086

Como chegar
De avião. Estando no Rio de Janeiro ou em São Paulo, vôos diários das companhias Varig, Transbrasil, TAM e VASP

Onde ficar
Sofitel-4 Rodas : tel. 55 - 98 235 4545
e-mail: sofitel@elo.com.br
Vila Rica: tel. 55 - 98 232 3535
Calhau Praia: tel. 55 - 98 248 4800
Pousada do Francês: tel. 55 - 98 235 22 55

Onde comer
Base do Rabelo: típica (Av. dos Holandeses,144 - tel. 248 6244)
A Varanda: pescados (Rua Genésio Rego, 185 - tel. 232 8428)
Vila Rica: internacional (Praça D. Pedro II, 299 - tel. 232 3535)
Tia Maria: típica (Av. Nina Rodrigues, 1 - tel. 235 6979)

O que levar
Protetor solar
Óculos escuros
Roupas leves
Câmara fotográfica

O que fazer
Além de caminhar pelo centro histórico da cidade e ir à Praia do Calhau, visite também o Teatro Arthur Azevedo e a vila de pescadores da Raposa, a 30 quilômetros do centro de São Luís.

O que comprar
Azulejos pintados
Tecidos bordados a mão
Doces caseiros
Licores regionais

Melhor época/Quando chove
Muito sol de julho a dezembro
Chuvas, de janeiro a junho

Quanto Custa
Um refrigerante: 1 real = 0,56 dólar
Uma cerveja: 1 real = 0.56 dólar
Um sanduíche de presunto: 1,20 real = 0,67 dólar
Um rolo de filme: 8 reais = 4,44 dólar

Dicas
Não deixe de ir às casas de reggae, ao Centro Histórico e ao restaurante Base do Rabelo.