Pesquisa
Pesquisa Avançada
Imagens
Em Destaque
Hoje

Turismo, Viagem, Lazer

Matérias com textos e fotos em seis idiomas

Downloads Free

 

Site desenvolvido por fabricadeideias.com

Turismo
Português English Español Italiano Français Deutsch
 
SERRA GAÚCHA, UMA VIAGEM AO BOM GOSTO
 
Vinícola Aurora: passeio à adegas dos tonéis de carvalhoGeorges Aubert: enólogo ensina sobre conhaques

   Está no estado do Rio Grande do Sul uma das mais atraentes regiões turísticas do Brasil, a Serra Gaúcha. A beleza da natureza, aliada à boa infra-estrutura hoteleira, é ideal para as pessoas que buscam satisfação garantida em suas férias. De junho a agosto as temperaturas são baixas, podendo até nevar e, nos outros meses, há sempre sol. Montanhas, vales, rios, cachoeiras e plantações de uva completam o cenário. A forte influencia européia está presente na arquitetura e nos costumes. Mas foi o trabalho e a dedicação de seus colonizadores --portugueses, italianos e alemães, principalmente-- que transformaram o Sul do Brasil no lugar onde se produz os melhores vinhos do País.
A região das vinícolas do Sul do Brasil é um dos mais agradáveis passeios aos sabores e à tradição. O clima, a natureza e o povo hospitaleiro fazem da sua viagem um momento inesquecível

Vale dos Vinhedos: na maison Valduga, a tradição dos vinhos italianos
   Quem visita a aprazível Serra Gaúcha percebe que os costumes e as tradições dos imigrantes continuam fortemente enraizadas, passados de geração à geração, com famílias inteiras trabalhando na elaboração de vinhos. As modernas técnicas empregadas na produção e a nobreza das castas garantem um produto de qualidade respeitável. A época da colheita é sempre de festiva, não somente para os produtores, mas também para os visitantes, que procuram a região nos meses de janeiro e fevereiro. A Festa do Vinho é a grande atração do turismo local. Bento Gonçalves se enfeita para receber pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo. Pelas ruas da cidade são instaladas torneiras onde o vinho é servido à vontade. Os restaurantes italianos promovem banquetes com comidas típicas e os grupos folclóricos de música e dança completam a animação. Tudo em nome da alegria.

   Garibaldi é conhecida como a Capital Brasileira do Champanhe, por ser a responsável por 80% da produção nacional da bebida. Lá estão sediadas várias empresas especializadas na produção de bebidas, além de caves importantes como De Lantier, Peterlongo, Chandon e Georges Aubert, entre outras. Todas elas respeitadas fabricantes de vinhos, licores, brandys, espumantes e conhaques. Bem próximo, está a cidade de Caxias do Sul, onde se realiza, nos anos pares, a Festa da Uva, outra grande atração do turismo da Serra Gaúcha. O lugar se transforma num grande festival quando, mais uma vez, os melhores produtos são colocados em exposição. Desfiles de carros alegóricos varam a noite, com apresentação de grupos musicais. Também o Rodeio Campo dos Bugres, promovido em março pelo Movimento de Tradições Gaúchas, atrai criadores e apaixonados de esporte country.
Cantina Luigi: degustação em ambiente tradicional

Os costumes e as tradições italianas são marcantes. Famílias inteiras mantêm a tradição dos vinhos e das cantinas
   O Vale dos Vinhedos, na estrada que liga a Serra Gaúcha à capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, é um local encantador. As encostas ao seu redor formam uma imagem de rara beleza, com caminhos enfeitados de hortênsias, orquídeas e azaléas. As mais famosas vinícolas mantêm adegas, onde se pode degustar os melhores produtos de cada casa, dando a todos a oportunidade de conhecer não somente as bebidas, mas também o melhor da culinária, num ambiente muito agradável. A Casa Valduga, por exemplo, uma das produtoras mais famosas da região, possui um restaurante de cozinha italiana e uma aconchegante pousada. Na casa Miolo, está a Osteria Mamma, onde pode-se saborear desde pratos vênetos até carne de javali assada. Outro passeio inesquecível é a visita guiada à Vinícola Aurora, no centro de Bento Gonçalves. O tour começa pela adega principal, no subsolo, onde gigantescos tonéis de carvalho "dormem" enquanto milhões de litros de vinho são envelhecidos. Durante todo o trajeto, enólogos explicam o processo de elaboração das bebidas. Ao final, na Cave di Bacco, o turista é especialmente convidado para uma degustação demorada e prazerosa.

Como chegar: de avião: há vôos diários de todas as cidades do Brasil para Porto Alegre, a capital do estado do Rio Grande do Sul. De lá, pode-se alugar automóvel ou optar por fazer o percurso de ônibus. A distância até Bento Gonçalves é de 130 km. As principais operadoras turísticas do Brasil oferecem excursões rodoviárias regulares todas as semanas.

Onde ficar: em Bento Gonçalves, Hotel Dall'Onder (55-21-54-451.3555), diárias para duas pessoas entre 46 e 124 reais (26 e 69 dólares). Vinocap Hotel (55-21-54-451.1566) preços que vão de 40 a 100 reais (28 a 56 dólares). Pousada Casa Valduga (55-21-54-453.1154), oferece casa para até oito pessoas por 120 reais (67 dólares) ou apartamentos com diárias entre 30 a 60 reais (17 e 34 dólares). Em Garibaldi, Hotel Casacurta (55-21-54-462.2166) diárias para duas pessoas de 48 a 90 reais (27 a 50 dólares).

Onde ir: em Bento Gonçalves, passeio ao Vale dos Vinhedos, especialmente às vinícolas Marco Luigi, Casa Cordelier, Miolo e Dom Laurindo. Todas oferecem visitas guiadas aos parreirais, degustação de vinhos. Nas caves, bons restaurantes e cantinas, além da venda de seus produtos.

Não perca: saindo de Bento Gonçalves ou Carlos Barbosa, não perca o passeio de Maria Fumaça - Um Retorno ao Passado, que foi palco do filme "O Quatrilho". São 23 km de pura emoção, seguindo os sinuosos caminhos da serra. Durante o percurso que liga três cidades, um típico coral italiano passa de vagão em vagão.


Dicas: Passeio nas cidades de Canela e Gramado, outras jóias da região da Serra Gaúcha, há 120 quilômetros. As estradas são boas e têm uma bela paisagem

Serviços: informações turísticas (55-21-54-451.1088). Aluguel de veículos: Localiza (55-21-54-451.4271). Reservas para o passeio de Maria Fumaça, 55-21-54-451.2788.