Pesquisa
Pesquisa Avançada
Imagens
Em Destaque
Hoje

Turismo, Viagem, Lazer

Matérias com textos e fotos em seis idiomas

Downloads Free

 

Site desenvolvido por fabricadeideias.com

Turismo
Português English Español Italiano Français Deutsch
 
NOVA MANIA DO TURISMO HISTÓRIA, CIVISMO E CIDADANIA EM BRASÍLIA
 
Palácio do Planalto: arquitetura moderna, jardins floridos e Dragões sobre a rampa.

   A nova onda do turismo é visitar Brasília para conhecer os cenários do poder. Um roteiro de história e civismo que, em geral, só se vê na tela da tevê ou na página do jornal

Senado Federal: No museu do Parlamento, a história do Império até a República.
   Por oferecer um variado cardápio de programas de lazer, Brasília transformou-se em um dos destinos mais em moda do Brasil. Não são somente as modalidades de turismo ecológico, religioso e esportivo que atraem o grande número de visitantes. Pessoas de várias regiões do país aproveitam os feriados, as cerimônias festivas e os fins-de-semana para conhecer lugares da Capital Federal que só vêem na tela da tevê ou na página dos jornais. Por exemplo, os palácios do Planalto, Alvorada e Itamarati, além do edifício do Congresso Nacional e outros destaques da arquitetura de Oscar Niemeyer, que elevaram a cidade à condição de Patrimônio Cultural da Humanidade, título conferido pela Unesco.

   Grupos de turistas, especialmente de estudantes e professores, enfeitam ainda mais a Praça dos Três Poderes para, sem gastar nem um real, conhecer de perto os gabinetes do presidente da República e os plenários do Senado e da Câmara. Guias especializados informam sobre a história e o significado de cada atração. No tour do Palácio do Planalto, por exemplo, pode-se ver de perto tanto o Salão Oval, onde se realizam as reuniões ministeriais, quanto o gabinete presidencial. Depois de trinta minutos de passeio pelo coração do poder, o momento reservado para fotos ao pé da rampa, ao lado dos históricos soldados Dragões da Independência.

   Já no Congresso, a oportunidade de percorrer a história do parlamento, desde o Império até os dias atuais. Os visitantes podem apreciar de perto, por exemplo, o quadro do espanhol Gustavo Hastoy, que reproduz o momento em que o marechal Deodoro da Fonseca promulga a primeira Constituição republicana do Brasil. Depois percorrem o Túnel do Tempo, ainda no Senado, onde estão expostas peças raras do legislativo, e chegam ao plenário, que é o cenário dos grandes debates dos temas nacionais. Na Câmara, um raro momento: sentar-se nas cadeiras dos deputados que representam o povo, com direito a fotografia.

   Também o Itamarati e o Supremo Tribunal, além de outros órgãos federais, abrem suas portas para todos, nos domingos, a partir das nove horas da manhã. Para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a história do Brasil, opções é o que não faltam. Por exemplo, o Panteão da Pátria, destinado a homenagear os heróis da nação e o Memorial JK, onde estão o túmulo, documentos e objetos que pertenceram ao presidente Juscelino, fundador da nova capital. Para completar o passeio, antes de deixar Brasília, uma subida à Torre de TV, no Eixo Central. A vista panorâmica da cidade e o por do sol são inesquecíveis.

Como Chegar – De avião: todas as companhias aéreas têm vôos diários para Brasília. De ônibus: as principais empresas mantêm linhas regulares para a capital. De automóvel: todos os mapas rodoviários indicam a facilidade de se chegar.

Onde ficar – Hotel Naoum (61 322 4545), Nacional (61 321 7575), Eron (61 329 4000), Nações (61 322 8050 ), Phenícia (61 321 4342). Há também o Albergue da Juventude (61 323 6538).

Restaurantes- Piantella (61 223 5034), Francisco (61 321 0769), Carpe Diem (61 225 8883),Churrascaria Pampa (61 343 3033), Pizzaria Primo Piato (61 443 0599), A Grande Muralha (61 2723695), Espanhol (61 224 2002).
Quanto custa – Táxi do Aeroporto até o Setor Hoteleiro: 30 reais; Diária de aluguel de um carro de duas portas: 89 reais. Vôo panorâmico em helicóptero, com decolagens atrás da Torre de TV, 180 reais para três pessoas por 10 minutos (61 323 8777) . Passeio de barco pelo Lago do Paranoá, com duas hora de duração. Embarque no Clube da Asbac, Setor de Clubes Sul, a 15 reais por pessoa nos domingos e l7 reais em happy hour, nas terças e quartas-feiras. Crianças com menos de 4 anos não pagam - (61 99 821161).

Veja também – A Catedral Metropolitana, na Esplanada dos Ministérios; passeios pelo Parque da Cidade, perto da Torre de Tv; Parque Nacional de Brasília, próximo ao Setor Militar Urbano; Museu da Caixa Econômica, no Setor Bancário Sul; a recém inaugurada Ponte JK, sobre o Lago Paranoá.